4 Fatos interessantes sobre animais marinhos

Animais marinhos

Os ecossistemas marinhos, incluindo oceanos e mares, exibem uma enorme biodiversidade e apresentam uma perfeição singular. Os animais marinhos são seres complexos e curiosos, que vivem nesse ambiente. O habitat marinho tem apenas 5% de sua totalidade explorada, sendo assim, é um universo um tanto quanto desconhecido para o ser humano.

A água salgada dos mares e oceanos são essenciais para a vida do planeta Terra. Atualmente existem cerca de 230 mil espécies conhecidas, 898 espécies que pertencem a cerca de 100 famílias distintas e muito mais.

Embora conheçamos um pouco sobre o que acontece na vida marinha. As criaturas que vivem nesse ecossistema estão sujeitas a ameaças e exploração, que podem prejudicar e muito a sua existência. Por isso, selecionamos algumas curiosidades interessantes sobre os animais marinhos, visando compreender por que esse espaço merece atenção para sua preservação.

1.      Controle dos sais dos animais marinhos

Os animais marinhos necessitam regular o teor salgado das águas dos mares e oceanos em seus organismos. Portanto, existe um processo chamado de osmorregulação que acontece nos peixes que vivem em água salgada.

Por viverem em um ambiente que possui uma concentração de sal externa maior que a interna, os organismos eliminam mais água do que deveria através da osmose. Portanto, para compensar essa perda, os peixes marinhos bebem água do mar e excretam o excesso de sal pela urina concentrada e também pelas brânquias.

No caso das tartarugas marinhas, por exemplo, existem glândulas nasais que eliminam o excesso do sal. Alguns mamíferos não bebem água salgada, mas durante a alimentação acabam ingerindo e dessa forma, fazem o processo de eliminação também através da urina.

2.      De todos os animais marinhos a lula gigante existe?

Conhecido também como o maior invertebrado do planeta, a Mesonychoteuthis hamiltoni, é a maior lula do mundo. Já foi registrado um comprimento de mais de 15 metros e durante muito tempo, acreditava-se que a existência desse animal era um grande mito.

Contudo, devido a inúmeras histórias, em 2007, um grande exemplar foi encontrado e capturado por pescadores neozelandeses. A lula gigante vive em habitats de águas frias e bem profundas, próximo ao hemisfério sul do planeta. Possuem um metabolismo extremamente lento e por isso, se alimentam de nada mais do que 30 gramas de alimento por dia.

3.      A estrela-do-mar e a regeneração

Um dos animais marinhos mais interessantes e que desperta curiosidade são as estrelas do mar. É muito comum ver um desses animais abandonando partes de seus corpos, para fugir de predadores. Com isso, a partir de cada pedaço, um novo indivíduo pode surgir. Embora esse seja um feito improvável, acontece.

A capacidade de regeneração do animal é muito interessante e acontece através das células-tronco que estão presentes em seu corpo. O que permite que órgãos sejam recriados do zero. Por sua fisionomia simplificada, seu sistema nervoso fica espalhado por todo o corpo, assim como outras células adaptáveis que ficam espalhados em cada membro.

4.      Respiração das baleias

Os mamíferos marinhos que pertencem à ordem dos Cetáceos, como as baleias e os golfinhos. Esses animais são considerados excelentes nadadores e conseguem passar muito tempo submersos, em grandes profundidades sem respirar.

Isso acontece, devido a uma capacidade de concentrar altas taxas de oxigênio que renovam o volume pulmonar. Nos humanos, essa capacidade de renovação vai até 10% do volume dos pulmões, enquanto nesses animais, a taxa pode chegar aos 90%. Por esse motivo que inspiramos e expiramos o tempo todo para renovar o ar nos pulmões gradualmente.

Conclusão

A vida marinha por si só surpreende. Sejam pelas curiosidades e diferenças que cada espécie possui, ou ao próprio ecossistema pouco explorado. Em suma, estudar esse universo aquático é excitante e nos mostra o quão imenso é o planeta Terra, com uma imensidão de novas descobertas.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.