Curiosidades sobre o Universo

Curiosidades sobre o universo.

Em meio à vastidão cósmica, existem segredos que desafiam nossa compreensão e despertam as curiosidades sobre o universo.

O universo, com suas galáxias cintilantes, planetas intrigantes e fenômenos extraordinários, é um campo de descoberta incessante.

Enquanto bilhões de anos de existência se desdobram, há inúmeras curiosidades escondidas nas profundezas do espaço, aguardando para serem reveladas.

Neste artigo, mergulharemos em algumas das curiosidades mais surpreendentes sobre o universo, convidando você a explorar os mistérios do desconhecido.

1.      A Terra se movimenta a mais de 100.000 km/h

Na órbita do Sol, a Terra se desloca a uma velocidade próxima a 107.000 km/h, mas com certa variação. Como o planeta Terra é elíptico e não esfericamente perfeito, a sua velocidade muda um pouco, sempre que ela se aproxima do Sol. Sendo assim, a posição da Terra com relação ao Sol, interfere diretamente na sua velocidade. Quando está perto do Sol, sua posição se chama periélio, e quanto está distante, se chama afélio.

2.      Planetas com solo rochoso

Dentro do Sistema Solar, apenas 4 planetas possuem solo rochoso, chamados de telúricos. Sendo eles: Terra, Marte, Vênus e Mercúrio. Contudo, os demais planetas são formados por grandes bolas de gases. Um amontoado que se mantém preso por uma interação gravitacional. Júpiter, Urano, Saturno e Netuno, são os planetas de maior tamanho no Sistema Solar, ou seja, os que possuem maiores massas, mesmo sendo apenas de gases. Entretanto, mesmo sendo gigantes e mais pesados, todos eles são menos densos que os outros planetas telúricos.

3.      Curiosidades sobre o universo e os buracos negros

Não foi Albert Einstein quem descobrir os buracos negros, mas sim, Karl Schwarzschild. Tal estrutura foi prevista por Karl, como soluções para as equações de Einstein sobre a teoria da relatividade. Antes, não acreditava ser possível obter algum tipo de imagem de um buraco negro diretamente. Mas com o projeto Event Horizon, a primeira fotografia real foi publicada. Portanto, o buraco negro são estruturas formadas nos estágios finais de vida de uma estrela muito massiva, que tenham pelo menos 6 vezes a massa do Sol. Quando essas estrelas ficam sem combustível, a gravidade delas vence e então um grande colapso gravitacional acontece, e isso reduz o seu tamanho drasticamente.

4.      O Sol está no passado

Uma das maiores curiosidades sobre o universo se dá quando alguém descobre que a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para atingir a Terra. Isso acontece devido à velocidade da luz que é finita (de aproximadamente 300 mil km/seg). Levando em consideração a distância entre a Terra e o Sol, que é de 150 milhões de quilômetros, a imagem que vemos da grande estrela, está no passado. Isso significa que se o Sol desaparecesse por algum motivo, só iríamos saber 0 minutos depois. Contudo, para chegar até Plutão, a luz do Sol leva 5 horas e meia.

5.      Curiosidades sobre o universo: O ano galáctico

Sempre que uma volta completa ao redor do centro da Galáxia é realizada pelo Sol, isso é denominado ano galáctico. Algo que leva em torno de 250 milhões de anos. Para se ter uma ideia, a Via-Láctea é uma galáxia em espiral, e o nosso Sistema Solar se encontra em um desses braços e se encontra no centro dessa galáxia. Existe uma estimativa de que o Sistema Solar complete esse movimento orbital em uma velocidade de 828 km/h aproximadamente. Entretanto, essa velocidade ainda é muito pequena quanto comparada ao tamanho da nossa galáxia.

Conclusão

O universo é um tesouro inexplorado de maravilhas e mistérios que continuam a intrigar a humanidade. Das órbitas velozes da Terra à majestade dos buracos negros e à dança cósmica da Via-Láctea, cada curiosidade nos convida a mergulhar mais fundo em nossa busca por compreender o cosmos. E agora, é sua vez.

Compartilhe suas próprias curiosidades e junte-se à jornada de exploração do universo em constante expansão. Uma infinidade de segredos espera ser desvendada em nosso universo. E você sabe mais alguma? Conte nos comentários, vamos aumentar ainda mais essa lista.

Fonte: National Geographic.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.