Mitos e verdades sobre alimentação saudável

alimentação saudável

Com o excesso de informações que existem espalhados pela internet, saber o que realmente é verdade ou mentira sobre uma alimentação saudável pode parecer confuso. Com isso, ao tomar a decisão de ter uma vida mais saudável, é importante descobrir o que pode ou não prejudicar essa nova fase.

Sendo assim, ao levar em consideração o que faz parte de uma dieta equilibrada, saber quais são os alimentos mocinhos e quais são os vilões pode fazer toda a diferença.

Para saber quais são os principais mitos e verdades sobre os alimentos mais consumidos no dia a dia, continue lendo.

Leite faz mal

Mito. O leite é um dos alimentos mais completos que existe na natureza. Contudo, o leite como conhecemos, comprados no mercado, estão repletos de compostos artificiais para manter a sua conservação.

Nesse caso, para quem deseja ter uma alimentação saudável, é importante evitar o seu consumo em excesso, já que pode ser prejudicial. Para quem tolera o consumo do leite e não tem alergia as proteínas, não precisa excluir completamente da dieta, mas reduzir ou alternar com os leites vegetais, pode ser uma boa alternativa.

Alimentos integrais são melhores para uma alimentação saudável

Verdades (na maioria das vezes). Os alimentos que estão em seu estado integral, preservam melhor os grãos, e conseguem manter sua estrutura completa. O que significa que possuem maior teor de nutrientes, como as fibras.

Sendo assim, esses alimentos são melhores para o intestino, para a concentração nutricional do corpo, e também para dar mais energia. Entretanto, seu consumo também deve ser equilibrado, já que muitos deles possuem maior teor de gordura e sódio.

Glúten é o vilão da alimentação saudável

Mito. O glúten não precisa ser excluído da alimentação por pessoas que não possuem intolerância gastrointestinal. Esse tipo de substância faz mal a pessoas que são celíacas, e que então, não podem consumir os alimentos que possuem a proteína. Mas para quem não é diagnosticado e não tem problemas, os alimentos podem ser consumidos de forma equilibrada.

Pode-se comer açúcar em quantidade moderada.

Verdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcar em excesso faz mal. Portanto, o recomendado é a ingestão de apenas 10% das calorias do consumo diário. Ou seja, algo em torno de 50 gramas diariamente para uma alimentação saudável.

Ainda assim, sempre que possível, é importante dar preferência para o açúcar demerara, mascavo ou açúcar de coco. No que diz respeito aos adoçantes, existem algumas variações de versões naturais, como stevia. Para quem está fazendo dieta e precisa reduzir calorias, essa pode ser uma ótima alternativa.

É importante se alimentar a cada 3 horas em uma alimentação saudável

Mito. Muitos estudos já foram realizados e comprovaram que se alimentar a cada 3 horas não é indicado para todo mundo. O organismo nos mostra quando está com fome, e não necessariamente isso acontece dentro desse intervalo.

O que indica que as refeições precisam acontecer de forma equilibrada ao longo do dia, para manter uma alimentação saudável. Respeitando, inclusive, os mecanismos que dão saciedade para o corpo, assim como a regulação do nosso ciclo circadiano, etc.

Gordura faz mal

Mito. Não são todos os tipos de gorduras que fazem mal para o organismo. Algumas sementes, como linhaça e chia, possuem gorduras insaturadas. Do mesmo tipo que também está presente no azeite de oliva e no abacate. Esse tipo de gordura poli e mono, são importantes para alguns processos do organismo. Mas é necessário ter cuidado com as gorduras do tipo trans e as saturadas. Essas gorduras fazem mal, pois são ultraprocessadas. Alguns alimentos também contêm essas gorduras, como a carne vermelha, que deve ser consumida com moderação.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.